Serviços
Diagnóstico Empresarial
Será elaborado diagnóstico do status das áreas fins e de staff do cliente, e seus respectivos processos e atividades, com o objetivo de identificar oportunidades de melhorias e necessidades de adequação às melhores práticas organizacionais.
Em cada setor, será verificado:
. Identificação dos Macro Processos e Atividades;
. Observação do Fluxo de Informações
. Identificação da cadeia de Clientes Internos;
. Estabelecimento dos Resultados Esperados dos Processos e seu Nível de Desempenho Atual;
. Identificação de Oportunidades de Melhorias.
Será elaborado, após a conclusão de levantamento e análise das informações coletadas, relatório executivo, contendo:
. Todas as Informações coletadas durante a realização Diagnóstico Organizacional;
. Apresentação das Oportunidades de Melhorias dos Processos, com base em Melhores Práticas Organizacionail
Planejamento Estratégico e Gestão de Resultados
Identificar as ações estratégicas da empresa, e implantar a gestão estratégica, focada em resultados, visando o crescimento e sustentabilidade do negócio.
Para tanto, define Missão, Visão e Valores, ou seja, a filosofia da empresa, bem como identifica as ameaças e oportunidades no mercado, e suas forças e fraquezas internas, para que a empresa possa dirigir suas ações de forma planejada e se antecipando à concorrência e o mercado, visando maior lucratividade.
Após a elaboração do Planejamento Estratégico, haverá a implantação da Gestão Estratégica, com a criação de mapa de indicadores das metas desdobradas mensalmente, que permitirão monitorar o atingimento dos resultados pretendidos, bem como estabelecer ações corretivas e preventivas apoiando a melhoria da performance da empresa.
Metodologia
• Definição e consolidação de indicadores de performance, nas perspectivas financeira, pessoas, mercado e processos, para subsidiar análise crítica do negócio e mercado;
• Reunião com gestores e Diretoria para identificação das principais forças e fraquezas internas, bem como ameaças e oportunidades no mercado;
• Estabelecimento da identidade e filosofia da empresa alinhados à estratégia, através da definição da Missão, Visão e Valores;
• Elaboração da Estratégia, com definição dos objetivos / metas relacionados aos resultados pretendidos;
• Realização de Treinamento de Ferramentas de Análise Crítica, visando capacitar o corpo gerencial para analisar os problemas e suas causas, bem como o método de definir ações para melhoria dos resultados;
• Desdobramento dos Objetivos em Planos de Ação e Indicadores de Desempenho;
• Elaboração do Contrato de Resultados para cada gestor, contendo plano de ação e objetivos estratégicos sob sua responsabilidade;
• Acompanhamento mensal para análise crítica dos resultados obtidos em cada objetivo, bem como das ações preventivas e corretivas necessárias à melhoria da performance;
• Sensibilização dos empregados para as mudanças organizacionais, viabilizando a transição para o novo modelo de negócio, através de evento específico.
Redesenho e Melhoria de Processos
A consultoria irá mapear, redesenhar e elaborar procedimentos dos processos definidos como prioritários pelo cliente, bem como as atividades necessárias para sensibilização e monitoramento.
O mapeamento de processos é a primeira etapa de uma gestão por processos efetiva, e é a principal ferramenta de gerenciamento e melhoria interna, pois uma vez bem feito, as deficiências operacionais e os inputs para melhoria ficam muito evidentes.
No cliente este mapeamento será realizado por uma equipe de consultores, que trabalharão com uma metodologia alinhada com o BPM (Business Process Management) – Gerenciamento de Processos de Negócio, na qual serão utilizadas ferramentas para analisar, modelar, otimizar, documentar e controlar processos, de modo que os mesmos sejam continuamente melhorados.
Nesta metodologia de gestão de processos de negócio (BPM) o foco é alinhar os processos das organizações às necessidades dos clientes, de modo a torná-los eficientes e eficazes. Como uma abordagem gerencial, o BPM considera que os processos das organizações devem ser continuamente melhorados para oferecer valor agregado aos clientes e acionistas.
Para análise do processo atual para melhorias, será elaborado fluxo AS IS (“como é”), e para apresentação das melhorias sugeridas para o processo, será elaborado fluxo TO BE (“como será”).
Abaixo estão apresentados alguns benefícios que podem ser observados com a metodologia que será adotada:
• Valor: agregação de maior valor para a organização, com maior foco e alinhamento com a estratégia.
• Retorno financeiro: economia a partir da racionalização de processos, evitando etapas que não agreguem valor, reduzindo retrabalhos etc.
• Eficiência: aproveitamento mais racional dos recursos nos processos.
• Controle da Performance: conhecimento do desempenho, devido à utilização de indicadores para monitoramento dos processos.
• Visão ampla: favorecimento para que os colaboradores desenvolvam “visão ampla”, enxergando os produtos e serviços prestados e os resultados entregues ao cliente, além de suas funções. Ao compreender melhor os processos, é possível concentrar esforços não apenas em suas tarefas, mas no resultado global, favorecendo que toda organização preste serviços de qualidade.
• Comunicação: maior efetividade na comunicação dentro da organização, entre responsabilidades, departamentos, áreas, unidades de negócio, níveis hierárquicos, dentre outros.
• Integração: maior integração dos colaboradores e processos, com menor desgaste a partir do momento em que papéis e responsabilidades ficam mais claras para todos.
• Satisfação dos clientes: os resultados dos processos mais eficientes são percebidos pelos clientes.
Sistema de Gestão da Qualidade
A consultoria irá atuar na estruturação e implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, com vistas à certificação em conformidade com a NBR ISO 9001.
Os trabalhos serão desenvolvidos por uma equipe de consultores através das seguintes fases:
1. PLANEJAMENTO E ESTRUTURAÇÃO
OBJETIVO:
Planejar as atividades para implementação do Sistema de Gestão da Qualidade.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Reunião com a Alta Direção para definições preliminares necessárias à implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (confirmação do Representante da Direção e do Comitê da Qualidade); elaboração e negociação de cronograma de implantação; reunião com toda a equipe para sensibilização e esclarecimentos acerca do projeto.
2. IMPLANTAÇÃO DE REQUISITOS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ)
OBJETIVOS:
a) Orientar e apoiar a definição, a implementação e o acompanhamento de práticas para a gestão da Qualidade, dos Procedimentos documentados e do Manual da Qualidade, tendo como referência os requisitos da Norma NBR ISO 9001:2008.
b) Assessorar no processo de contratação da certificadora.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Mapeamento de processos; orientação para revisão/definição dos processos para implantação dos requisitos da Norma; documentação dos procedimentos para Controle de documentos, Controle de registros da qualidade, Auditorias internas, Controle de produto não conforme, Ações corretivas e Ações preventivas; reuniões de consenso para definição final de alguns procedimentos; verificação de implantação junto às áreas; assessoramento na escolha/contratação da certificadora.
3. TRATAMENTO DE NÃO-CONFORMIDADES
OBJETIVOS
Fornecer orientação para tratamento de eventuais não conformidades, e preparar a organização para a pré-auditoria ou auditoria da certificadora.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Reuniões com as áreas pertinentes, para fornecer orientação para ações corretivas de eventuais não-conformidades evidenciadas durante a implantação dos requisitos e auditoria interna.
Para complementar o processo de Certificação será necessário ainda realizar:
: AUDITORIA INTERNA è verificação amostral nos processos contemplando todos os requisitos aplicáveis da Norma NBR ISO 9001:2008, que não poderá ser realizada pelos consultores responsáveis pela orientação na Implantação de Requisitos do SGQ.
: PRÉ-AUDITORIA è evento realizado pela Certificadora (opcional, mas recomendada) – contrato à parte.
: AUDITORIA DE CERTIFICAÇÃO è realizada pela Certificadora - contrato à parte.
Reestruturação Organizacional
A consultoria irá realizar a adequação do modelo de gestão e estrutura organizacional do cliente às melhores práticas de mercado, através da adequação de organograma e funções alinhados à estratégia.
Será realizada adequação do organograma da empresa definindo atribuições e responsabilidades dos setores e das funções, através de:
1. IDENTIFICAÇÃO DOS MACRO-PROCESSOS
Serão mapeadas as atividades principais de cada área.
2. ELABORAÇÃO DE MATRIZ DE RESPONSABILIDADES
Serão identificadas as responsabilidades de cada função para garantia da execução das atividades principais.
3. ESTRUTURA DE CARGOS
Será definida estrutura de cargos genéricos e funções específicas, com nível de hierarquia, de forma racionalizada e uniforme. Também serão definidos requisitos de perfil necessário para atendimento às competências exigidas na execução das atribuições.
4. REVISÃO DO ORGANOGRAMA
Será definido organograma alinhado com demandas de reestruturação da empresa e melhores práticas do mercado.