Serviços
Recrutamento e Seleção
Busca os profissionais mais adequados à sua empresa, com base nas suas necessidades, através das melhores ferramentas de seleção do mercado, avaliando cuidadosamente o perfil do candidato, visando o maior profissionalismo e qualificação da sua equipe.
Etapas do Processo
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De fundamental importância, esta primeira etapa nos permite compreender melhor a estrutura do cliente, seus objetivos, sua cultura e seu posicionamento. Nos permite também analisar o funcionamento do negócio e suas peculiaridades.
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Início do processo de recrutamento. Nossos consultores especializados, através de uma ou mais reuniões entre os envolvidos do cliente no processo seletivo, irão aprofundar os detalhes da vaga, conforme sequência abaixo:
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Após a prospecção e a realização de entrevistas com candidatos-alvo, e avaliação comportamental, apresentaremos a lista de candidatos finalistas que julgamos os mais apropriados em face da missão que nos foi conferida. Esta lista contemplará uma análise crítica para o cargo traçado: As qualificações técnicas e pessoais, as motivações, pacotes de remuneração atuais e pretensão salarial de cada um dos candidatos.
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Treinamento e Desenvolvimento
Através do mapeamento de competências requeridas pela empresa para seus profissionais, são desenvolvidos treinamentos com conteúdo adequado para as necessidades da sua empresa, alinhado com as melhores práticas do mercado, visando maior qualificação e produtividade da sua equipe.
Os treinamentos podem ser voltados para capacitação técnica, através de nossos consultores especialistas, ou com foco comportamental e motivacional, visando mobilizar a mudança necessárias de comportamento da sua equipe.
Seguem abaixo alguns dos treinamentos e palestras realizados com sucesso em nossos clientes:
• 5S
• Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas
• Atendimento ao Cliente
• Trabalho em Equipe
• Endomarketing
• Equilíbrio Família e Trabalho
• Relação Pais e Filhos
• Relações Humanas
• Qualidade na Vida e no Trabalho
• Ética na Vida e no Trabalho
• Implantando RH na Prática
• Preparando para a Mudança
• Como tomar Decisões
• Como Vender Mais e Melhor
• Planejamento de Consultoria
Pesquisa de Clima Organizacional
Ferramenta que cria um canal direto de comunicação com cada empregado, para identificar como está a satisfação das pessoas em relação à sua empresa, e os fatores que mais contribuem para sua motivação e desmotivação.
A partir dos resultados obtidos é possível fazer um diagnóstico que permita priorizar e tratar de forma eficiente as oportunidades de melhoria.
Para a elaboração do Questionário, os critérios utilizados foram baseados nos utilizados pelas instituições que são referência na análise do clima organizacional em empresas:
Todos os aspectos específicos da realidade da sua empresa que precisarem ser avaliados podem se inserir dentro da metodologia. Cada empresa terá um caderno personalizado, adequado às suas necessidades.
Segue estrutura das informações que serão coletadas na pesquisa:
1. Informações Básicas
Levanta informações sobre local de trabalho, nível hierárquico, tempo de serviço, sexo, idade e escolaridade. Estas informações ajudarão a analisar os resultados da pesquisa por nível de informação.
2. Você e o seu trabalho
Levanta informações sobre os fatores que impactam na qualidade e resultado do trabalho executado pelo colaborador. Organização, capacitação, duração, padronização e satisfação são alguns dos aspectos avaliados.
3. Você e o relacionamento com seus colegas
Levanta informações sobre os fatores que impactam na qualidade do relacionamento entre colegas de trabalho. Cooperação, comunicação, respeito e integração são alguns dos aspectos avaliados.
4. Você e o relacionamento com seu chefe
Levanta informações sobre os fatores que impactam no relacionamento entre chefe e subordinado e seus efeitos sobre o trabalho. Autonomia, delegação, reconhecimento e liderança são alguns dos aspectos avaliados.
5. Você e a Empresa
Levanta informações sobre os fatores que impactam na relação entre o colaborador e a empresa, e seus efeitos na motivação e trabalho. Reconhecimento, satisfação, ambiente de trabalho, segurança e integração são alguns dos aspectos avaliados.
6. Vocês e seus benefícios e pagamentos
Levanta informações sobre a satisfação e adequação dos benefícios e remuneração oferecidos pela empresa ao colaborador.
7. Informações gerais
Levanta informações sobre as motivações, expectativas e percepções do colaborador sobre a empresa. Qualidade de vida, carreira e comunicação são alguns dos aspectos avaliados.
RESULTADOS
Ao término da tabulação dos dados da pesquisa, será gerado relatório contendo os resultados. Estes relatórios terão cópias controladas, visando a garantia do sigilo das informações coletadas.
Os resultados serão apresentados em forma de gráfico , para melhor visualização e compreensão das informações.
Para facilitar a compreensão dos resultados, utilizamos uma metodologia exclusiva para estabelecer ranking dos dados. Este ranking avalia a qualidade das respostas dadas na categoria “sim” para o resultado geral, de acordo com o percentual de citação, conforme abaixo:
Classificação |
Sinalização |
Oportunidade de melhoria |
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Necessita atenção |
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Ponto forte |
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Qualquer pessoa que visualizar as respostas terá uma análise simples e fácil de como foi o resultado da pesquisa, pois a sinalização por cores, utilizada universalmente, gerará uma compreensão imediata dos pontos fortes e a melhorar da empresa.
Caso deseje, a empresa ainda pode obter informações por:
- FILIAIS
- CENTROS DE CUSTO
- DEPARTAMENTOS E SETORES
- POR CARGO
- POR SEXO
- POR ESCOLARIDADE
E muitos outros. Ao segmentar os resultados por nível de informação, a empresa poderá obter informações mais específicas onde estão localizadas as melhores práticas internas bem como as oportunidades de melhoria identificadas.
Os resultados serão analisados, e, se for o caso, terão sugestões para melhoria dos pontos apresentados, dadas por equipe de especialistas na área. Ou seja, além da pesquisa, sua empresa já poderá ter ações concretas visando a melhoria do clima organizacional.
Programa de Desenvolvimento de Lideranças
Este programa explora as qualidades de liderança e fornece uma compreensão clara como desenvolver estas habilidades.
Demonstra as áreas específicas que devem ser focadas, e os papéis e os comportamentos diferentes que o líder deve ter para ser bem sucedido. Como resultado, cada participante poderá construir um plano de ação, baseado em seu próprio estilo, e transformar-se em um líder eficaz. Também explora o desenvolvimento das qualidades de liderança em sinergia com os processos e controles da empresa, com foco na obtenção de resultados.
Para tanto, a metodologia de gestão praticada pela empresa será utilizada como referência para o desenvolvimento das atividades do programa, enfatizando os aspectos de planejamento e verificação de serviços.
Ao final do programa o participante irá poder:
• Compreender o que é liderança e identificar comportamentos eficazes de liderança
• Compreender a sua personalidade e atitude, e entender como os acontecimentos do dia-a-dia lhe afetam
• Desenvolver uma visão e liderar a equipe na execução da mesma
• Identificar os vários estilos de liderança e quando usá-los
• Compreender as principais causas de conflito e as abordagens para resolvê-los
• Compreender as responsabilidades de liderança no desenvolvimento, avaliação e feedback da sua equipe
• Entender como planejar e organizar o trabalho da sua equipe para a busca comum de resultados e benefícios mútuos,
• Otimizar o uso de ferramentas de gestão para controle, planejamento e execução de ações no dia a dia, através do uso de planos de ação e análise de indicadores
Auto Desenvolvimento
Fornece assessoria individual a profissionais de sua empresa, com o objetivo de adequar o perfil às necessidades de mercado, capacitando a produzir mais resultados significativos no ambiente de trabalho.
Para tanto, são utilizadas as melhores ferramentas disponíveis, como o mapeamento do perfil comportamental, que apontará os pontos fortes e oportunidades de melhoria do profissional, que cumprirá plano de desenvolvimento de carreira, monitorado em sessões, preparando-se para realizar suas expectativas de crescimento e as da empresa.
Características
É um programa estruturado de intervenção para mudança planejada, aplicável no ambiente pessoal e/ou profissional.
Foi concebido para ser utilizado de forma individual, isto é, cada projeto desenhado atende às necessidades de um indivíduo e momento específicos, considerando seu contexto, interesses e necessidades pessoais e profissionais.
A mudança ocorre porque a pessoa passa a compreender a forma como está desempenhando seus diversos papéis em cada contexto específico: (Empresa, Negócio, Vida Pessoal, Grupos, etc...), aprende a gerar alternativas mais eficazes de atuação e estabelece um plano de ação pessoal para a implementação das mudanças escolhidas.
O programa tem como diferencial a utilização de ferramentas e técnicas específicas de resolução de problemas, ministradas ao orientando através de uma metodologia de facilitação, permitindo uma leitura estratégica e personalizada dos diversos cenários analisados:
• identificando com maior precisão pontos de estrangulamento ou de obsolescência ou atitudes e comportamentos a serem revistos.
• mapeando áreas de oportunidade e auxiliando na geração de alternativas de qualidade e na implementação de um plano de mudança realista e adequado.
Assessoria Trabalhista e de Saúde e Segurança no Trabalho
Esta assessoria tem como objetivo analisar a política e práticas institucionais adotadas nas rotinas trabalhistas e segurança do trabalho, com fim de buscar orientar e sugerir melhorias, identificando práticas e condições prejudiciais à empresa no que diz respeito aos custos e riscos legais.
Para tanto, serão auditadas as dimensões:
• Procedimentos de Contratação dos colaboradores.
• Registro de Ponto e Jornada de Trabalho
• Folha de Pagamento
• Procedimentos de Rescisão de Contratos
• Contribuições previdenciárias – SAT
• FGTS
• Segurança e Medicina do Trabalho ( Acidente de trabalho, CIPA, Exames Médicos , Nível de adequação às Normas Regulamentadoras)
• Análise do histórico das fiscalizações trabalhista e previdenciária e de ações judiciais
Após a auditoria, serão desenvolvidas as seguintes atividades de consultoria:
• Análise e orientação dos procedimentos de controles internos, relacionados às rotinas trabalhistas;
• Avaliação de riscos legais;
• Revisão dos procedimentos e documentos trabalhistas exigidos pelo Ministério do Trabalho, INSS e Receita Federal, visando à minimização de riscos de multas do Ministério do Trabalho e da Receita Federal e outros órgãos competentes.
Plano de Cargos e Salários
A consultoria engloba a criação de instrumentos, normas e procedimentos, de forma a atender as necessidades específicas do cliente, levando-se em consideração a natureza especial das suas atividades.
A consultoria proposta visa preparar a empresa para atender com maior segurança jurídica possível as exigências da legislação e dos órgãos fiscais no que se refere à gestão da folha de pagamento e a estrutura dos cargos e salários.
Todo processo será realizado mediante acompanhamento do cliente e discutido conjuntamente. Através desta proposta de trabalho a empresa passará a contar com:
a) Ajuste da política de gestão de pessoal às diretrizes do Ministério do Trabalho;
b) Definição clara das principais atribuições, responsabilidades e especificações de cada cargo;
c) Institucionalização de critérios e práticas de gestão de cargos, salários e carreiras na empresa;
d) Estabelecimento de uma adequada hierarquização e racionalização na estrutura de pessoal;
e) Implementação de políticas de valorização, estímulo ao crescimento e reconhecimento dos colaboradores.
f) Acompanhamento de todo processo interno e externo desde a elaboração e implantação do Plano até o processo administrativo junto ao Ministério do Trabalho local e no Distrito Federal.
Além destas vantagens, com a implantação de Plano de Cargos e Salários, a empresa terá:
(a) Uma política de remuneração com deferentes níveis salariais sem risco de condenação judicial por equiparação salarial;
(b) Desoneração com pagamentos relativos a anuênios/qüinqüênios ou qualquer outro adicional vinculado ao tempo de serviço, salvo negociação coletiva em contrário;
(c) Ajuste das atividades às normas trabalhistas segundo os fundamentos da Jurisprudência dos Tribunais da Justiça do Trabalho.
Programa de Participação e Lucros e Resultados - PLR
A consultoria irá assessorar o desenvolvimento de Programa de Participação nos Lucros e Resultados, englobando a criação de instrumentos, normas e procedimentos, de forma a atender as necessidades específicas da empresa, levando-se em consideração as diretrizes de gestão do cliente.
A proposta engloba ainda o acompanhamento de todo processo interno e externo desde a elaboração e implantação do PLR, inclusive o processo de negociação com o sindicato dos trabalhadores bem como o processo administrativo de homologação junto ao Ministério do Trabalho em Sergipe e no Distrito Federal. O Programa será construído segundo as diretrizes fiscais e trabalhistas, conforme os dominantes da Jurisprudência dos Tribunais da Justiça do Trabalho e Justiça Federal.
Com a implantação do PLR, a empresa passará a contar com:
A) Ajuste da política de gestão de pessoal ao PLR e às diretrizes legais e dos Ministérios do Trabalho e Emprego e da Fazenda;
B) Definição clara do sistema de aferição e índices de produtividade, qualidade ou lucratividade da empresa;
C) Elaboração do programas de metas e resultados;
D) Institucionalização de critérios e práticas de gestão da participação nos lucros e resultados;
E) Implementação de políticas de valorização, estímulo e reconhecimento aos colaboradores.
Código de Conduta e Comitê de Ética
Visando a implantação de uma gestão ética do cliente junto a seus públicos de relacionamento e no estabelecimento de metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável, a consultoria irá desenvolver a elaboração do código de Conduta, que é um documento público que explicita seu compromisso com a orientação ética do negócio e serve como regulador das relações e dos comportamentos dos seus profissionais.
Ao término da implantação do Código de Conduta e do Comitê de Ética, a empresa irá ter:
• Alinhamento e direcionamento para realização da missão, visão e valores da empresa;
• Orientação para lidar não apenas com o teor das decisões (o que fazer), como também o processo para a tomada de decisão (como fazer);
• Viabilização de um comportamento pautado em valores incorporados por todos, pois são justos e pertinentes;
• Referência formal e institucional para a conduta pessoal e profissional de cada integrante da empresa, independente do cargo ou função que ocupam, reduzindo a subjetividade das interpretações pessoais sobre princípios morais e éticos;
• Padrão de relacionamento com os diversos públicos de interesse da empresa: acionistas, clientes, empregados, sindicatos, parceiros, fornecedores, prestadores de serviços, concorrentes, sociedade, governo e as comunidades onde atua;
• Comitê de Ética com atuação reguladora e orientadora na implantação e nos casos desviantes, permitindo uma análise e intervenção justa, imparcial e tempestiva em situações de conflito com o código;
• Canal de comunicação direto com o comitê de ética, permitindo o reporte imediato de fatos que possam gerar dano à empresa e/ou seus colaboradores;
• Maior confiança nos que compõem a empresa, bem como parceiros, para uma relação mais produtiva e profissional;
• Diminuição do risco de assédio moral e perdas de ativos por meios ilícitos, devido à normatização com ciência do empregado, bem como atuação do corpo gerencial e colaboradores visando cumprimento do código.
Processos de Recursos Humanos
A consultoria irá implantar Processos de Recursos Humanos, alinhados com as melhores práticas de mercado.
Os processos de RH serão implantados em conformidade com os requisitos exigidos pela norma certificadora I.S.O. 9001.
Nesta implantação, a consultoria irá utilizar e adequar as ferramentas disponibilizadas nos módulos de RH da solução de sistema ou ERP, visando redução de custos com customização e otimizar desempenho. Na ausência de soluções informatizadas do cliente, a consultoria irá prover formulários e planilhas que garantam a implantação dos processos.
Serão usados como referência diversos procedimentos e modelos utilizados no Gestão de Recursos Humanos em grandes empresas e consultorias.
Serão implantados os processos de:
• Recrutamento e Seleção;
• Descrição e Análise de Cargos;
• Levantamento de Necessidades de Treinamento e Elaboração do Plano de Treinamento;
• Avaliação de Eficácia de Treinamento, incluindo a Avaliação de Reação Pós-Treinamento e Avaliação de Aplicação do Treinamento ao Trabalho;
• Avaliação de Desempenho e Plano de Desenvolvimento Individual.
A implantação ocorrerá através do desenvolvimento do processo adequado à cultura da empresa, treinamento e elaboração de procedimento, ferramentas do sistema, fluxo do processo e matriz de responsabilidades, além dos registros exigidos pela norma I.S.O 9001.